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A guerra da competitividade

Atender às pessoas em suas necessidades é a principal função das embalagens, sejam elas quais forem. Mas por trás dessa constatação, à primeira vista simples, existe uma série de elementos que estão em jogo, como facilidade de uso, preço, consumo consciente, etc.  Mas, certamente, a comunicação é um dos aspectos mais relevantes que envolvem a produção de embalagens. Nessa perspectiva, o design é protagonista das ações que entram nesse jogo. O que leva você a escolher um produto na prateleira? Você pode até ter sua marca preferida, mas se se deparar com algo novo, que comunique algo a mais e melhor, muito provavelmente estará disposto a fazer outra escolha. Não por acaso, o design de embalagem é o que chamamos de vendedor silencioso, aquele que pode exercer mais influência na hora da venda.

 

Tendo como proposta melhorar a visualização das embalagens de lâminas para serra tico-tico, o Studio Olea, em São Paulo, desenvolveu um projeto de padronização de embalagens para a fabricante norte-americana Starrett. "Nosso trabalho consistiu em padronizar essas embalagens, para que elas pudessem comunicar, de forma global e clara, as características e funções das lâminas. É um desafio, porque lidamos com o mercado de praticamente todos os continentes", afirma Gustavo Camargo, designer e diretor executivo do Olea. Toda a interface gráfica - cores, tipografia, símbolos - teve a preocupação e a necessidade de promover uma unidade visual para as embalagens,  a fim de melhorar a comunicação com o consumidor final acerca das particularidades do produto.

 

"Acreditamos que a comunicação que envolve o design de embalagem é primordial, pois, além de satisfazer as necessidades do consumidor, esclarecendo melhor as características do produto, o que vai atraí-lo, ela vai traduzir e reforçar o posicionamento da marca",  acrescenta Gustavo. Nesse sentido, não há dúvida de seu valor estratégico para as empresas, uma arma imprescindível para entrar na guerra da competitividade.

 

 

 

 

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